スポンサーサイト

上記の広告は1ヶ月以上更新のないブログに表示されています。
新しい記事を書く事で広告が消せます。

CCMプレスカンファレンス関連記事: NOTICIAS 23-04-2011

TAE projecta recolher 500 armas em mãos impróprias
O PROGRAMA Transformação de Armas em Enxadas (TAE), do Conselho Cristão de Moçambique (CCM), projecta recolher 500 armas em diferentes pontos do país, numa acção avaliada em 250 mil dólares norte-americanos.

Maputo, Quarta-Feira, 23 de Março de 2011:: Notícias

O facto foi revelado ontem em Maputo pelo coordenador do programa, Boaventura Zitha, na cerimónia de apresentação dos actuais desafios e oportunidades do programa, bem como da obra intitulada “história do mundo em 100 objectos”, produzida pelo Museu Britânico em Londres.

O montante necessário para a recolha dos artefactos ainda não está assegurado, segundo a fonte, mas o programa possui garantias de que os mesmos são localizáveis. Para além de cooperar com os órgãos nacionais de soberania, descrita como sendo excelente, na execução das suas actividades, mormente a Comissão Interministerial para a Prevenção, Combate e Erradicação do Tráfico Ilícito de Armas Ligeiras e de Pequeno Porte, o programa Transformação de Armas em Enxadas trabalha em estreita parceria com a Diakonia, da Suiça, Christian Aid, da Inglaterra, Church World Service e Global Ministries, dos Estados Unidos da América, Ehime Global Network, do Japão, entre outras organizações de carácter religioso.

Dados divulgados na ocasião dão, por exemplo, conta de que de Dezembro a Março corrente foram
recolhidas na zona centro do país 176 armas operacionais, ou seja, que não apresentam sinais de enferrujamento e prontas para serem usadas com a necessária eficácia. Trata-se de armas que são deslocadas dum ponto para outro sob forma de negócio.

Boaventura Zitha afirmou que o programa precisa de recursos para chegar aos locais onde existem as armas. O programa atribui estímulos materiais como bicicletas, material de escritório, insumos agrícolas, abertura de poços e furos de água, entre outros incentivos, às pessoas que, nas comunidades, denunciam a existência de artefactos de guerra.

Dada a riqueza de informações dando conta da existência de armas em muitas comunidades do país, Boaventura Zitha considerou que ainda há muito trabalho por fazer, quer em termos de sensibilização, quer em termos de recolha dos artefactos. Disse que o Conselho Cristão de Moçambique é a favor do uso de armas por pessoas ou entidades autorizadas, mas contra a sua circulação em mãos improprias.

Falando sobre a natureza do programa, o presidente da comissão de justiça, paz e reconciliação, Dom Dinis Sengulane, afirmou que o mesmo surgiu da necessidade de desarmar as mãos e as mentes. Foi concebido no tempo das negociações para a paz em Moçambique e na altura pensava-se que o mesmo teria dois anos de vida. O que se pretendia com o programa era a recolha de armas então nas mãos dos ex-beligerantes, mas depois foi constatado que havia armas em poder de muitas pessoas.

Segundo Dom Dinis Sengulane, em tempo de paz, essas armas são desnecessárias, mas ainda estão na posse de muita gente.

No quadro dos esforços visando sensibilizar as populações sobre o perigo de circulação de armas nas comunidades, vários artistas se juntaram à iniciativa do Conselho Cristão de Moçambique fazendo diversas obras de arte, algumas das quais estão no Museu Britânico em Londres. A obra Árvore da Vida, cuja construção contou com a participação do artista Cristóvão Estêvão ou simplesmente Kester, faz parte desses conjunto. Ela foi lançada em 2002 em Londres pelo Bispo Dom Dinis Sengulane.

Diversas outras obras de artistas moçambicanos, retratando a necessidade de preservação da paz figuraram de exposições em países como Alemanha, Suécia, Portugal, entre outros, incluindo nas Nações Unidas.
A obra “história do mundo em 100 objectos” é da autoria do director do Museu Britânico. Para além desta obra, existe uma outra da autoria de Chris Spring, director da galeria de África naquele museu, que versa sobre o programa TAE do Conselho Cristão de Moçambique.

※和訳も後日掲載できればと思っています。
スポンサーサイト
コメント
コメントの投稿
管理者にだけ表示を許可する

上記広告は1ヶ月以上更新のないブログに表示されています。新しい記事を書くことで広告を消せます。